Plantas medicinais que você pode ter em casa

plantasAs plantas medicinais, muito usadas por nossas avós, estão voltando a ganhar espaço no dia a dia do brasileiro, que vem aprendendo receitas de chás, xaropes, emplastros e mais para manter sua saúde em dia de maneira natural.

Isso é maravilhoso, mas melhor ainda é que existem algumas plantas medicinais que você pode ter em casa. Ficou interessado? Então acompanhe este artigo e descubra quais são as plantas que curam e ainda podem enfeitar o seu lar.

Conheça algumas plantas medicinais que você pode ter em casa

    • Hortelã: para cultivar a hortelã em casa é preciso apenas de um vaso com terra bem úmida. Essa planta possui propriedades digestivas, calmantes e expectorantes.
    • Manjericão: além de ser um ótimo tempero e uma erva aromática, o manjericão pode ser usado no tratamento de febres, depressão, cansaço e infecções de garganta.
    • Melissa: também da família das mentas, assim como a hortelã, a melissa pode ser usada no preparo de doces e peixes e em forma de chá, como um sedativo leve.
    • Erva-cidreira: conhecida também como capim-santo ou capim-limão, a erva-cidreira é rica em propriedades anestésicas e relaxantes.
    • Babosa: essa suculenta de folhas compridas, além de ser excelente para o cuidado com os cabelos e pele, ainda possui propriedades curativas e regenerativas, o que a torna uma ótima aliada em casos de queimaduras, por exemplo.
    • Arnica: essa erva de origem europeia é rica em propriedades analgésicas e cicatrizantes, ou seja, ela é excelente no trato de contusões, processos inflamatórios, hematomas e torções.
    • Camomila: uma erva bem popular no Brasil, que além de dar pequenas e lindas flores brancas do miolo amarelo, ainda possui propriedades calmantes, analgésicas e antigripais.
    • Erva-doce: também muito popular no nosso país, principalmente em forma de chá, a erva-doce pode ser usada em tratamento digestivos, para artrite, como calmante, expectorante, cicatrizante e tônico.
    • Carqueja: famosa por seu sabor amargo, a carqueja é uma planta medicinal rica em propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, vermífugas e mais. Se você quiser conhecer melhor essa planta, assista a esse vídeo do canal Auto da Própria Saúde

  • Novalgina: essa planta também conhecida como mil-folhas é muito poderosa no combate a febres, cólicas menstruais e mais uma série de dores no corpo.

Depois de conhecer quais são as plantas medicinais que você pode ter em casa, é certo que você será capaz de montar uma horta linda e completamente funcional em sua casa

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *